domingo, 18 de março de 2012

Professor X Alunos X Respeito.


''Atualmente, é mais comum vermos uma disputa de espaço entre professor e aluno, do que uma concordância entre ensinar e aprender de ambos os lados.''
Frequentemente professores estão batendo boca com alunos, alunos estão enfrentando, ameaçando professores. Não existe mais respeito. Algumas vezes percebemos que o professor cria um espaço de competitividade, com os seus alunos, cria os seus preferidos e os seus rejeitados, alguma vezes isso fica visível para os alunos, assim criando revolta no restante da turma, e gerando um clima pesado, e um espaço cheio de provocações e pecuinhas quando isso é o minimo, quando não gera ameaças, brigas, agressões físicas e as vezes até morte entre os que deveriam ser colegas de turma, ou até mesmo entre professor e aluno.
Não é o quanto você pode mandar em uma turma, mas sim o que você pode passar para seus alunos e como você irá aprender com eles. Professores sensatos e experientes sabem que o aprendizado é recíproco.
Você, aluno que reclama da sua sala de aula não ter ar condicionado, não ter ventilador, as bancas serem desconfortáveis, os pilotos serem claros, dos professores escreverem muito, dos livros didáticos pesarem demais, da sua caneta não ser a mais cara, da sua bolsa não ser a que você queria, do seu caderno não ser o mais bonito. Enfim, você que reclama do que tem, não está na hora de refletir, acredito que a foto abaixo fala por si só.
Você, professor que reclama do seu espaço de aula, do seu tempo de intervalo, dos seus alunos serem desinteressados, do ambiente ser quente, da sala dos professores ser apertada, do seu material de lecionar ser resumido, dos livros didáticos serem de péssima editora, do seu apagador está quebrado, do seu piloto ou giz terem quantidades limitadas. Do que será que você mais reclamaria se estivesse no lugar desse professor acima do texto? 
Eu sei que ambos alunos e professores, tem mais direitos do que realmente são oferecidos atualmente. Fui aluna, e a minha mãe foi professora.
Acredito sim que existam direitos que são grosseiramente roubados de nós, mas acredito também que reclamamos tendo demais, e que antes de reclamar por nós, que por menos que seja ainda temos voz e instrumentos para protestar, devíamos reclamar por aqueles que não são escutados, por aqueles que não tem a mínima chance de reclamar por si. Não é questão de esquecermos de nós e reclamarmos pelos outros, é questão de cidadania, solidariedade, é sim também questão de amor.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Segundo S. Mateus C- 22 - V- 39
Anjos da guarda

Escureceu
O sol baixou
Anjo da guarda
Cantarolou
Nana neném
Nana neném
Cacheadinho
Anjinho

É de manhã
Sob o sol
Cada gota de orvalho
A secar
É suor
É suor de trabalho

O estudante
O trabalhador
Sente em deixar
O cobertor
Pega a marmita
Ronca o motor
Leva a beleza
Pra vida

É de manhã
Sai da cama
Havaiana no pé
Apostila
Na mochila
E na mão um café



A música anjos da guarda foi tocada no programa Esquenta, hoje, domingo dia 18 de março de 2012, em uma homenagem aos professores. 
Aqueles que acreditam em um futuro melhor, que lecionam para instruir cidadãos de bem e preparados para o mundo e a concorrência, ser professor vai muito além de estar á frente de uma sala de aula, vai naquele momento em que um aluno ao fazer uma prova decisiva para o futuro, lembra-se do que o mestre lhe falou em sala de aula, vai naquele momento em que encontra um ex aluno segurando na mão de seu filho e apresenta: Filho esse foi o professor do seu pai, da sua mãe. Vai naquele momento em que o professor é eternizado na memória de seus alunos não por ruindades, por gritos, por competitividade, mas sim pelo profissionalismo, pela fibra, pela poder de instruir e acima de tudo pelo dom de lecionar. Que acreditem é para poucos.
E essa, nós sabemos que é uma das maiores faltas de respeito tanto com a educação quanto com a inteligência do cidadão brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário