quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia internacional da Síndrome de Down.



O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebé com esta síndrome: em idade de 20 é de 1/1925, em idade de 25 é de 1/1205, em idade de 30 é de 1/885, em idade de 35 é de 1/365, em idade de 40 é de 1/110, em idade de 45 é de 1/32 e aos 49 de 1/11. As grávidas com risco elevado de ter um filho afectado por esta síndrome devem ser encaminhadas para consultas de aconselhamento genético, no âmbito das quais poderão realizar testes genéticos (como a amniocentese).
Portadores da síndrome devem ser tratados como qualquer outra pessoa, com carinho, respeito e naturalidade. A pessoa com S.D. quando adolescente e adulta tem uma vida semi-independente. Embora possa não atingir níveis avançados de escolaridade pode trabalhar em diversas outras funções, de acordo com seu nível intelectual. Ela pode praticar esportes, viajar, frequentar festas, etc.
Pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade.
Atualmente, mesmo estando em pleno século XXI, a ignorância humana continua presente na sociedade. Discriminando, excluindo, de uma maneira racista, preconceituosa e ofensiva os portadores da síndrome de down. Sabemos que uma das maiores dificuldades da síndrome são os problemas cardíacos, que esquecendo-se desse fator, que sabemos que qualquer pessoa pode ter esse tipo de problema, as crianças portadores de síndrome de down, são carinhosas, meigas, afetuosas, extremamente sensitivas, e apesar de sofrerem um retardo mental, são inteligentes e extremamente talentosas, amam a arte, música, pinturas, danças, gostam de esportes, são comunicativos, e atualmente não é raro ver um portador da síndrome como ator ou atriz. O preconceito é a falta de informação, e a discriminação é a ignorância do ser humano. São seres humanos com uma deficiência, mas que com muito esforço, dedicação, e força de vontade, podem ter uma vida normal, com algumas limitações, mas normal. Até porque qual é o ser humano que não tem limitações? Todos nós temos, o que diferencia é a ignorância dos que rejeitam, para os bons que os aceitam e os amam.
Acredito que Deus sabe o que faz. Quem tem um filho especial, é porque é uma mãe especial, é porque é um pai especial. Conversar com um portador, brincar, e ver a sua superação é um aprendizado indescritível, eles amam como ninguém, sentem como poucos, e são talentosos como só eles podem ser.
Hoje não é apenas o dia internacional da Síndrome de Down, é uma tentativa de acabar, exterminar os preconceitos, para que a sociedade possa participar da vida dos portadores da síndrome, apoiando-os, e reconhecendo-os como vencedores, que lutam dia-a-dia numa batalha contra suas próprias limitações e rejeições que sofrem, e tendo plena consciência da frase de Lidi Vieira de que nada é mais deficiente do que o preconceito.  


Um basta ao preconceito. E um parabéns aos portadores da síndrome, que sorriem incansavelmente pela felicidade de estarem vivos!!!


E um parabéns especial aos pais dessas pessoas tão especiais, que lutam, para introduzir seus filhos na sociedade, que batalham para que eles possam ter uma vida cada vez mais normal e com menos sofrimentos. Parabéns á vocês, seres iluminados!
Deus escolhe os que tem tal capacidade de cumprir essa missão, não é qualquer um, tem que ser o escolhido.
Á vocês pais, meu muito obrigada por prepará-los para a vida, meu muito obrigada ao cidadão 
sem preconceito, e ao senhor meu Deus, muito obrigada por nos enviar anjinhos para nos ensinar o que realmente é vencer na vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário